sábado, 27 de outubro de 2007

Ensino e Aprendizagem

Não teimes em ensinar-me
aquilo que não quero aprender
perdes teimosamente o teu tempo
e até parece
que nada mais sabes fazer
a não ser
chatear-me a todo o momento
o que, em ti, me aborrece
Eu quero aprender a viver
ou, no mínimo, sobreviver

quero fazer o meu caminho
quero experimentar
e experimentar-me
Quero avançar recuando
e recuando avançar
em relação, nunca sozinho,
para neste vai e vem rectilíneo
de curva e contra-curva
crescer em movimento contínuo
O saber,
somatório integrado dos saberes,
e pessoal e intransmissível,
resultante das apropriações,
(conversão do ter no ser),
tarefa só possível
através do viver
das mais variadas situações
Os teus conhecimentos
as tuas teorias
os teus sentimentos
as tuas arrelias
só a ti dizem respeito
Para mim serão aborrecimentos
se me massacrares todos os dias
com esses teus conceitos
p
ara mim preconceitos
das académicas cognições:
da ética nas relações
da estética da arte
das conquistas de Bonaparte
ou da teoria de Descartes
Das nucleares aquisições
da teoria das organizações
do plano inclinado
ou do judeu linchado
das roldanas
ou dos membros-barbatanas
do princípio dos vasos comunicantes
ou das Ordens Mendicantes
Nem que te ouça atentamente
e em postura corporal correcta
a minha mente,
felizmente,
na lógica organizacional da selecta
ou na do Empty Trash computacional
remete o auditivo material
para o cesto do esquecimento
num ápice, num momento,
a fim de preservar as memórias
para as minhas conquistas
que são, afinal de contas, as minhas vitórias.
De conquista em conquista
de vitória em vitória
(aqui, até no perder se ganha)
me vou construindo
seguindo o meu próprio caminho.

JRocha

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