sábado, 10 de novembro de 2007

Fantasia

Fantasia no estender das toalhas de praia.
O sol abrasador que se fazia sentir nesta
praia alentejana derreteu os corpos, restando
apenas, neste registo, as suas sombras.

Estação de Campanhã (do avesso)

Forma (d)invertida de ver a Estação

Sonhando com Estrelas

Foi um sonho que eu tive:
Era uma grande estrela de papel,
Um cordel
E um menino de bibe.

O menino tinha lançado a estrela
Com ar de quem semeia uma ilusão;
E a estrela ia subindo, azul e amarela,
Presa pelo cordel à sua mão.

Mas tão alto subiu
Que deixou de ser estrela de papel.
E o menino, ao vê-la assim, sorriu
E cortou-lhe o cordel.

Miguel Torga

Miguel Torga

Retrato de Miguel Torga
(a partir de fotografia)

S. Martinho ... S. Martinho de Anta

S. Martinho ... S. Martinho de Anta (associação espontânea de ideias), terra-natal do Poeta que encanta porquanto fortaleza com singelas ameias que não defendem nem escondem a inquebrantável integridade, aliada à mais sublime simplicidade e, com a confissão assumida da sua própria fragilidade.

Miguel Torga, nascido no ano de 1934, "filho primogénito" de Adolfo Correia da Rocha, que o gerou com a idade de 27 anos.

Confissão/Declaração: De alguma coisa me hão-de valer as cicatrizes de defensor incansável do amor, da verdade e da liberdade, a tríade bendita que justifica a passagem de qualquer homem por este mundo.
(Miguel Torga, Diário, Coimbra, 9 de Dezembro de 1993)

S. Martinho

S. Martinho: Castanhas e Vinho

«O S. Martinho, como o dia de Todos os Santos, é também uma ocasião de magustos, o que parece relacioná-lo originariamente com o culto dos mortos (como as celebrações de Todos os Santos e Fiéis Defuntos). Mas ele é hoje sobretudo a festa do vinho, a data em que se inaugura o vinho novo, se atestam as pipas, celebrada em muitas partes com procissões de bêbados de licenciosidade autorizada, parodiando cortejos religiosos em versão báquica, que entram nas adegas, bebem e brincam livremente e são a glorificação das figuras destacadas da bebedice local constituída em burlescas irmandades. Por vezes uma dos homens, outra das mulheres, em alguns casos a celebração fracciona-se em dois dias: o de S. Martinho para os homens e o de Santa Bebiana para as mulheres (Beira Baixa). As pessoas dão aos festeiros. vinho e castanhas. O S. Martinho é também ocasião de matança de porco.»
(in As Festas. Passeio pelo calendário, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987)